terça-feira, 25 de agosto de 2015

Será mesmo que não era a hora?

Cansei de ver e ouvir pessoas dizendo que estão só esperando o momento certo para fazerem algo na sua vida que há muito tempo é desejado. “Só vou trocar de emprego no momento certo, ainda não é hora.” “Não posso viajar nessas férias, quem sabe na próxima seja o momento certo?”Confesso que eu sou uma dessas pessoas que usa o tão falado “momento certo” como desculpa para não ir atrás do que meu coração implora. Por algum motivo meu cérebro grita “ainda não é hora.”
Hoje estava pensando se isso realmente existe, ou se é apenas outro meio que arrumei de fugir do que me aguarda. Sempre tive muito medo de tudo que pode acontecer, das coisas fugirem do meu alcance e, no final do dia, estar deitada na cama, com a tão temida frase na cabeça: “Poxa, ainda não era hora.”

Será mesmo que não era a hora? Quando eu vou saber a hora certa para deixar pra trás aquele ressentimento guardado da minha amiga que tanto me magoou? Acho que eu ainda posso guardar um pouquinho, afinal, o orgulho fala mais alto. E será mesmo que o próximo ano é o tempo certo para me casar e assumir uma família? Com essa crise, é melhor adiar. Ainda temos tanto tempo para isso, né? Namoramos há tanto tempo que mais uns anos não farão diferença. Ou talvez ainda não seja a hora de trocar de emprego, acho que posso aguentar esse chefe insuportável mais dois anos, quem sabe ele não desiste primeiro? Ainda não é tempo de seguir minha carreira como escritor, preciso ter dinheiro guardado e assegurar que não irei passar apertos.

O momento certo não existe. Nunca existiu e nem nunca vai chegar. Nem pra você, nem pra mim, nem pra ninguém. Desculpa quebrar suas expectativas logo assim de cara e não ter escrito algumas palavras para eufemizar o que eu quero dizer, mas às vezes a gente precisa mesmo é de um choque da realidade.

Acorda para a vida, abra os olhos de verdade. Eu sei que eles estão abertos agora, mas você está atento ao que realmente está vendo? O momento que você esperou por toda sua vida é agora. Ele não está no futuro, ele sempre foi o seu presente e você nunca percebeu. Ele não vai te pegar de surpresa, você não vai sentir um sopro no coração e ter a plena certeza de que a hora é agora. Toda hora é hora.
Se tem alguma coisa que não te faz feliz, porque adiar sua partida? Largue agora no passado todos os sentimentos ruins que você vem carregando consigo todo esse tempo. Deixe sua bagagem mais leve, abra espaço para coisas novas e que te preencham com leveza. Se o emprego não te satisfaz mais, não há porque continuar. Acordar cedo todos os dias e ir para um lugar que não te faz bem, onde você se movimenta mecanicamente realizando todos os afazeres por pura obrigação é maçante, deprimente. Vá em busca do que excita seu coração. Não há nada melhor do que uma alma sorridente.

Pare de planejar tanto assim. Nada na vida é perfeito, nada é como você realmente quer. Tudo pode ser bem mais simples se você começar a ver a vida de outro jeito. Deixe para trás tudo o que não te acrescenta e abrace as novas coisas que estão por vir. Pare de arrumar desculpas adiando aquilo que você tanto quer mas, por puro medo, não arrisca. Não tenha medo de abrir mão do que é seguro ou só porque é viável. Coloque a cabeça no mundo pra valer e vá atrás do que seu coração implora toda noite. Eu te garanto que a vida não vai chegar e sussurrar no seu ouvido: “Prazer, eu sou o momento certo.” Não espere por isso, vá atrás e diga você: “Oi, este é o meu momento certo.” Diga e viva todos os dias como o momento certo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

2 torrões de açúcar por favor!